HISTÓRICO DA ESCOLA


TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA UNIDADE ESCOLAR JOÃO XXIII

Em maio de 1977 foi criada a então Escola Municipal João XXIII, a qual pertencia ao município de Ananás e era a única escola existente nesta localidade, na época a mesma contava com apenas quatro salas de aula sendo insuficiente o espaço físico existente, o prédio era situado onde hoje funciona a Agencia dos Correios e o destacamento da Polícia Militar na Av. Jerusalém. A administração da Escola ficava a cargo das Irmãs da Fraternidade Charles D’Focault e eram as Irmãs. Tercilla Bodda, Irmã  Concheta dentre outras.
Em 1986 a Escola passou a ser conveniada com o Estado (nessa época ainda então Estado de Goiás), em 1990 voltou novamente a ser Escola municipal e em 1991 passou definitivamente a ser uma Escola Estadual já no Estado do Tocantins.
Durante todo este período a Escola passou por profundas mudanças estruturais, sendo que em 05 de maio de 2000 foi inaugurado o novo prédio da Escola onde a mesma funciona até os dias de hoje. Atualmente a maioria dos funcionários do quadro da escola são ex-alunos da mesma, o que mostra a sua importância para a comunidade local.
Atualmente a unidade escolar possui uma extensão no povoado Centro dos Borges, dando oportunidade para os alunos cursarem o ensino médio com mais facilidade, onde o objetivo principal da escola é formar cidadãos para atuarem em sua própria comunidade.
A carência de profissionais formados em áreas especifica faz com que tenhamos que buscar junto à comunidade professores sem a devida formação para o preenchimento dessas vagas.
A Escola Estadual João XXIII possui uma infra-estrutura razoável, com ambientes amplos, materiais didáticos restritos sendo às vezes em quantidade insuficiente para a realização de todos os trabalhos pedagógicos. A distorção idade-série tem influenciado na diminuição da auto-estima de alguns adolescentes que acabam abandonando a escola.
O baixo poder aquisitivo da população tem sido um dos principais entraves para o desenvolvimento da educação devido os alunos não terem condições para adquirir materiais escolares além do básico, fato que impede qualquer trabalho mais aprofundado ou eventos como Feira de Ciências, a não ser que a Escola arque com todas as despesas. Existem também, muitas dificuldades na aquisição dos uniformes devidos tais fatores supracitados.
Apesar de todas as dificuldades expostas a Escola Estadual João XXIII hoje é sem dúvida um centro de referência em educação no município de Riachinho – TO, o trabalho desenvolvido pelos profissionais desta instituição de ensino com certeza influencia positivamente na vida da população local, pois a educação proporciona o desenvolvimento do ser humano em seus mais diversos aspectos e isso com certeza nos traz algum mérito que não deve ser esquecido.